top of page

 

 

 

 

Ana Carolina de Souza nasceu na cidade de Juiz de Fora-MG, no ano de 1974 e desde cedo esteve envolvida com a música. Sua avó cantava em rádio, seus tios-avós tocavam percussão, piano, cello e violino.

 

Ana Carolina cresceu ouvindo Chico Buarque, João Bosco, Maria Bethânia e teve fortes influencias de Nina Simone, Bjork e Alanis Morrissete. Ainda na adolescência, iniciou a carreira artística cantando em bares. E não demorou muito pra Juiz de Fora ficar pequena diante de tanto talento, Ana começou a fazer shows em cidades maiores como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, entre outras. Foi durante uma apresentação no Rio de Janeiro, que Luciana de Moraes (filha de Vinícius de Moraes) descobriu Ana Carolina e encantada com seu potencial resolveu ajudá-la.

 

O álbum de estreia, intitulado "Ana Carolina" foi lançado em 1999 pela BMG. Impulsionado pelo hit "Garganta", o álbum teve um excelente retorno comercial superando a marca de 100 mil cópias vendidas. Outro destaque desse trabalho está na música "Armazém", na qual Ana fez um arranjo utilizando seu pandeiro, além de colocar um coro de vozes negras para acompanhá-la na gravação. O resultado de tanta inovação foi a indicação de Ana Carolina ao Grammy Latino.

 

O segundo álbum, "Ana Rita Joana Iracema e Carolina", chegou às lojas em 2001 e serviu para consagrar Ana como uma das grandes cantoras da atualidade. Nesse trabalho, Ana retratou as várias faces das mulheres através de músicas românticas e irônicas. Destaque para a faixa "Quem de Nós Dois" que ficou marcada como o grande hit do seu segundo trabalho.

Depois de dois anos afastada dos estúdios, Ana Carolina lança em 2003 seu terceiro álbum intitulado "Estampado".

 

Responsável pela composição de 13 das 15 músicas do álbum, Ana se revela uma romântica nata, já que aborda nas letras de suas músicas diferentes formas de amar. Ainda em 2003, ela lança seu primeiro DVD, "Estampado", onde mostra o 'making of' das gravações do CD "Estampado". Em 2004, chegou às lojas o DVD "Estampado - Um Instante Que Não Para", e Ana foi premiada com Disco de Platina pelos dois trabalhos. Em 2005, ela lança em parceria com Seu Jorge, o DVD "Ana e Jorge ao Vivo", com sucessos dos dois artistas.

No final de 2006, Ana Carolina lançou seu quarto álbum intitulado "Dois quartos". O CD duplo teve excelente aceitação de público e crítica especializada garantindo a Ana dois discos de platina.

Em 2009, lança seu quinto álbum de estúdio, N9ve, comemorando dez anos de carreira.

 

O álbum teve como sucesso principal a música “Entreolhares”, com o cantor americano John Legend, foi certificado duas vezes platina e deu origem ao álbum ao vivo, Multishow Registro: Ana Car9lina + Um.

 

No ano de 2010 Ana Carolina lançou a tunê "Ensaio de Cores" onde,ela misturou arte e música . “A pintura se instalou fortemente em mim em meados de 2002, pouco antes do lançamento de Estampado, um álbum tão emocionalmente conturbado, que cheguei ao ponto de criar uma tela para cada canção. Para aliviar a sensação aflitiva do registro das canções em estúdio, eu pintava para ver aquelas canções que só ouvia. De lá pra cá não parei mais”, diz Ana Carolina. Nos "foyers" das casas de shows onde ela se apresentava, ficavam expostas suas telas, onde ela vendia e parte do dinheiro arrecadado com a venda das telas era revertida para a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ).

 

No ano de 2012, Ana viajou para Nova York  exclusivamente para gravar a canção "The Very Thought of You" com o lendário cantor americano Tony Bennett. No mesmo ano Ana esteve ao lado de Alejandro Sanz para juntos cantar e gravar o clipe da canção "Irrepetível".

 

Em 2013 Ana lança seu novo disco intitulado #AC, um cd com canções  inéditas e voltado mais ao estilo POP, com melodias dançantes e provocativas.

 

Em 2014 Ana Carolina lança clipes de seu novo disco, onde ela mesma dirige e edita seus próprios vídeos, Ana ainda coloca o pé na estrada com a nova turnê #AC O Show.

 

Biografia

bottom of page